Um gênio, um legado, uma história que o tempo não apaga!
Diferente do que muitos pensam, Alberto Santos Dumont não fez, apenas, um único vôo autônomo e controlado, em um único dia, a bordo de sua invenção, o 14-bis, no dia 23 de outubro de 1906, mas, sim, realizou vários outros vôos bem sucedidos, sendo que, em diversas ocasiões, seus vôos, foram, in loco, homologados por conceituados especialistas em aviação, diante de um imenso público, perante vários órgãos da imprensa, antes que qualquer outro pioneiro conseguisse realizar a mesma proeza com sucesso.
Santos Dumont realizou todas as suas façanhas, de forma honrada, tanto as bem sucedidas, quanto as de resultado adverso, de forma civilizada e pública. Nunca se esquivou de cumprir as regras de homologação científica de sua época, não recorreu a nenhum subterfúgio abominável, disputando sempre de forma leal e respeitosa com seus concorrentes, sem o uso de artifícios apócrifos, sem comportamentos suspeitos, ou duvidosos, e nunca avocou para si, de forma extemporânea condenável, o que a ele nunca pertenceu.
"Santos Dumont não patenteou seu invento e se manifestou, publicamente, em diversas oportunidades, que a sua invenção, o avião, fora por ele doado à humanidade, para fins pacíficos".
Muito se fala do histórico dia 23 de outubro de 1906, contudo os relevantes feitos de Santos Dumont, no que tange à invenção do avião, extrapolam essa memorável data, demonstrando que suas pioneiras realizações são muito mais ricas e se estendem ao longo de um importante período da história.
Santos Dumont, posteriormente, realizou mais alguns vôos com o 14-bis e depois se dedicou a construir uma aeronave mais eficiente, de melhor desempenho. Seu trabalho culminou na construção do n° 20 Demoiselle, que realizou muitos vôos magníficos.
1° | Santos Dumont | 12-11-1906 | Bagatelle | 21 s |
2° | Henry Farman | 26-10-1907 | Issy-les-Moulineaux | 52 s |
3° | Henry Farman | 12-01-1908 | Issy-les-Moulineaux | 1 min 28 s |
4° | Henry Farman | 21-03-1908 | Issy-les-Moulineaux | 3 min 39 s |
5° | Léon Delagrange | 11-04-1908 | Champ de Mars | 6 min 30 s |
6° | Léon Delagrange | 30-03-1908 | Champ de Rome | 15min 26 s |
7° | Henry Farman | 06-07-1908 | Issy-les-Moulineaux | 20 min 19 s |
8° | Léon Delagrange | 06-09-1908 | Issy-les-Moulineaux | 29 min 53 s |
Tabela de Recordes Homologados pela Federação Aeronáutica Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário